Como se relacionar com os clientes nas redes sociais?
As redes sociais são amplificadoras de relacionamentos e possuem várias funções, como se relacionar com os clientes de determinado negócio. Você vem utilizando-as para esse fim?
Tradicionalmente, empreendedores de lojas físicas lidam com clientes de forma mais superficial. Dificilmente há um espaço ou um momento em que os responsáveis pelos negócios se comunicam diretamente com a clientela. O que é uma realidade possível nas redes sociais, por isso dá-se o termo “amplificador de relacionamento”.
As métricas e os próprios registros rotineiros nas plataformas possibilitam que os microempresários conheçam seu público e saibam que produtos têm recebido os melhores e piores feedbacks. Além de conhecer quem compra de você, essa prática ajuda a construir lealdade à marca e aumentar o lucro.
Acostume-se a ouvir seus clientes
O que mais costuma dar satisfação ao cliente, além da qualidade e custo-benefício do produto em si? É exatamente ter necessidades e sugestões sendo consideradas e respondidas. A forma mais óbvia de ouvir seus clientes é criando enquetes e pedindo diretamente sugestões. Mas não se esqueça de monitorar o que os usuários mencionam sobre a sua marca. Além disso, sempre que trocar mensagens privadas, procure coletar dores ou elogios. Salve as mensagens úteis e consulte-as sempre que precisar durante os planejamentos.
Envolva-se com cada um deles
Você acha que responder rápido é uma boa? Sim, mas não é só isso! Sempre que um usuário interagir com seu post, interaja da mesma forma ou entregue até mais. Nada de responder com emojis ou palavras curtas, isso é até importante para ter o algoritmo da rede social ao seu favor.
Caso o comentário de um determinado cliente seja algo conclusivo, tente fazer uma pergunta para que o “papo” continue. Isso dá a impressão de marca atenciosa (até porque o recomendado é que a sua realmente seja) e aproveite para acessar o perfil desse cliente e verificar se ele não postou algo para você dar o feedback. No Twitter, por exemplo, é visível quando alguém retweeta algo seu. Basta ir até o retweet e agradecer por ele.
Mostre constantemente que há um humano por trás da rede social
Corporações frias e perfeitas não tem mais vez em 2020. Procure mostrar-se interativo e até divertido! Poste fotos dos colaboradores e apresente-os a sua audiência, relacione uso ao produto que você comercializa, regule o tom de voz para uma pegada mais pessoal e relaxada, publique bastidores e dia a dia na empresa e compartilhe conteúdos criados pelos seus seguidores e/ou clientes.
Gere interação entre os clientes também
Outra forma de construir uma comunidade sólida em torno da sua marca é proporcionando interação entre os clientes, seja com competições ou concursos. Essa tática é particularmente útil quando o seu público não responde suas enquetes ou outros instrumentos para conhecer o mercado consumidor. Nada que uma boa recompensa não resolva.
Divulgue promoções exclusivas
Como se relacionar com os clientes sem ofertar boas promoções? Além disso, mostre que quem acompanha o perfil da sua marca na internet tem acesso a essas facilidades, diferente dos que não se interessam por essa aproximação. E vá além: crie a promoção e afirme que quem compartilhar a promoção ganhará um cupom cumulativo.
Alguns cases têm mostrado campanhas ainda mais ousadas. A Domino’s, por exemplo, fez uma brincadeira nas redes sociais de quem publicar uma foto mostrando sua “pizza” debaixo do braço, ganharia um desconto na compra do lanche. Apesar de polêmica, a campanha deu muito certo e os cupons se esgotaram.
Agrupe quem se interessa mais pelo seu negócio
Ser o tipo de cliente que acompanha o perfil da sua marca é um nível. Agora fazer parte de um grupo menor, como no Telegram ou numa lista de e-mails, já é outro nível de exclusividade. Crie esses grupos, faça lives únicas por lá e entregue produtos personalizados. Cada vez que você afunila sua audiência, mais fácil é também para conhecer suas dores e expectativas com os produtos.
Como se relacionar com os clientes: dica final do Conteúdo Gerado pelo Usuário
User Generated Content (UGC) é simplesmente um conteúdo gerado pelo usuário, como quando um feedback positivo de um cliente vira propaganda e é visto por milhares de pessoas. Não subestime a satisfação que isso dá à clientela. É importante concretizar ideias dos clientes e dar visibilidade a essas pessoas que apreciam o seu produto.
Há outros indícios de como o UGC é subestimado:
Conteúdo feito pelo público é mais confiável
Qualquer conteúdo feito pela própria empresa pode ser propaganda, para os consumidores. Eles normalmente acreditam em conflitos de interesses e vieses em pesquisas, por isso a opinião genuína de alguém parecido com eles é bem mais segura. Cada vez mais, os consumidores estão críticos e atentos nos órgãos de proteção ao consumidor, lembre-se disso!
O investimento para esse tipo de marketing é bem menor
Como gerar conversões convencendo o público com eficácia e gastando pouco? Colocando o cliente que foi conquistado para falar diretamente com outro cliente em fase de decisão! Vale a pena envolver a comunidade e cativar lealdade à marca, o retorno é mais imediato do que você pensa.
O UGC também gera engajamento na comunidade
Além do aumento de vendas, gerar diálogo entre os clientes chama atenção para o caráter de comunidade da marca. Esse ambiente proporciona liberdade para que o público compartilhe suas visões, sensações, gostos e outras informações necessárias para melhorias do seu produto.
Ajuda a ranquear melhor no Google
Uma vez que um cliente comum se expressa positivamente sobre a sua marca, você dá voz a ele disseminando o conteúdo e outro cliente pesquisa sobre sua marca utilizando a mesma linguagem de um cliente comum, o Google resgata muito mais rápido a postagem em questão. Além disso, engajamento e propagação já são gerados quando o seu social media compartilha a opinião do público. Essas são métricas favoráveis para que o Google ranqueie bem o perfil da sua marca.
O que você achou das nossas dicas de como se relacionar com os clientes nas mídias sociais? Não se esqueça de testar nosso software gratuito para gerenciar clientes!