7 dicas para ser produtivo trabalhando em home office

7 dicas para ser produtivo trabalhando em home office

A crise de 2020 antecipou uma tendência inevitável: trabalho em home office. Você é novato nessa? Então confira 7 dicas preciosas para ser produtivo!

Home office é chamado também de “anywhere office” (escritório em qualquer lugar). Embora dê uma ideia positiva de poder trabalhar em qualquer lugar, nunca foi uma estratégia tão largamente aceita e hoje foi praticamente forçada em virtude da pandemia. 

A última pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizada em 2018, verificou que 5,2% dos trabalhadores já trabalhavam remotamente. O número vem aumentando desde 2012, provavelmente por causa do aumento da informalidade e da reforma trabalhista (que regulamentou o home office).

É possível que dessa vez as organizações tenham percebido finalmente os benefícios do home office e da redução de custos operacionais, além do próprio bem-estar do colaborador. Porém, esse conforto pode vir com um ônus: como prosseguir com a produtividade ou trabalhar até mais no regime de home office?

 

  • Conheça as principais softskills

 

O International Workplace Group, uma grande empresa estrangeira de coworking, descobriu que 85% dos home officers se tornam mais produtivos desde que trabalhem com metas e comunicação adequada à empresa. E para exercer a profissão dessa forma, é necessário desenvolver habilidades como autogestão, liderança e inteligência emocional.

 

  • Providencie um local quieto para trabalhar

 

Resista à tentação de fazer seu trabalho remoto próximo à família, na sala de estar ou em qualquer lugar (como deitado na cama). É aconselhável preparar um ambiente apropriado, mas caso você não tenha um espaço sobrando em casa, utilize uma sala de jantar pouco visitada, um porão ou qualquer outro espaço com pouco movimento.

 

  • Planeje o layout do seu espaço de trabalho

 

Planejar o layout não é exatamente deixar tudo decorado para postar fotos do escritório no Instagram (embora isso também seja importante). Mas é prestar atenção nos detalhes: os objetos que você mais utiliza estão acessíveis ou você vai precisar levantar da cadeira várias vezes para obtê-los?

Cheque quanto tempo vai durar o papel que você vai utilizar para imprimir documentos, se você tem espaço suficiente para guardá-los nas pastas e se a luz e a temperatura do ambiente estão agradáveis a ponto de você passar horas ali.

Layout como elemento da Ergonomia

Você sabia que existe um campo de estudo que investiga como o trabalho se adapta ao homem? Ter um bom arranjo físico do mobiliário previne lesões musculoesqueléticas por posturas prolongadas e/ou outras doenças ocupacionais.

Pausas na jornada também são preceitos básicos da ergonomia. Quando se fala precisamente em trabalhos no escritório, indicam-se pausas de 10 minutos a cada 90 minutos de digitação. Mas para expedientes de 4 horas, no geral, intervalos 15 min são o suficiente.

Outro fator relevante, mas pouco falado, na produtividade com o trabalho em home office é a saúde ocular. A cada meia hora, pare de ler, pisque e deixe os olhos fechados por alguns segundos, descansando. Esse procedimento ajuda na lubrificação natural e se você utilizar um colírio lubrificante o conforto ocular é ainda maior.

 

  • Decore seu escritório

 

Mesmo que decoração não seja a sua praia e você talvez até pense que é uma futilidade, pesquisadores verificaram que estilos minimalistas estimulam a criatividade e a fluência de pensamentos — softskills bem disputadas.

Estar num ambiente decorado e com uma estética agradável proporciona bem-estar e pode fazer sua carga horária ser bem mais leve do que realmente é. Selecione seus tons preferidos e crie uma paleta de cores suaves, que não proporcione tanta distração.

E você sabia que plantas em casa podem absorver toxinas, limpar o ar, aumentar as taxas de oxigênio e aumentar a umidade? Pois é, não hesite com a decoração em home office.

 

  • Organize os horários

 

Caso seu regime de trabalho seja baseado na sua produção e você possa escolher seus horários de trabalho, elabore-os com sabedoria. Você poderá listar todos os seus afazeres e encaixar os turnos de trabalho, já que o home office quebra essa rigidez de trabalhar 6 a 8 horas seguidas.

Uma sugestão é criar intervalos: ajuste o primeiro turno com duração de 2 horas, pela manhã. Quando ele acabar você poderá realizar outras tarefas da casa, como limpar e fazer as refeições do dia. Pela tarde, você insere mais 2 horas, com a cabeça mais fresca depois desse intervalo generoso. E então no início da noite você trabalha as 2 horas finais. 

Baseado nisso você pode variar conforme a sua necessidade. Poderiam ser dois turnos de 4 horas, manhã e tarde, por exemplo. O importante é você encontrar o esquema mais confortável para que você possa segui-lo diariamente por um longo período de tempo, sem desistir.

 

  • Escute música em alguns momentos

 

É comum a associação de música com lazer e distração, mas muitas vezes ela funciona de forma oposta: ajudando com o foco. Frequentemente, nas últimas horas da sua jornada de home office, você poderá se encontrar exausto e desmotivado. Uma boa canção pode mudar completamente o humor e ainda ajudar na concentração.

Serviços de streaming de música oferecem várias playlists para trabalho, é só escolher. Mas existem apps e outras ferramentas online apropriadas para para isso, geralmente do meio do biohacking, que é um setor que busca a melhoria do desempenho na saúde. 

 

  • Trabalhe com propósito

 

Outra maneira de melhorar a motivação e, portanto, a produtividade é por meio da criação de checklists com as tarefas diárias. É bem consolidado entre os especialistas que riscar ou ticar itens de uma lista de obrigações proporciona sensações de bem-estar à mente. Além disso, registrar tudo o que você precisa fazer diminui o risco de você esquecer algo ou se perder no planejamento.

Com essas dicas à mão, lembre-se de que ser produtivo não é necessariamente passar mais horas debruçado no trabalho. Pode ser o contrário, na realidade. É você ter máxima eficiência, ou seja, bastante retorno às custas de pouco esforço. 

Gostou do conteúdo? Agora aproveite e experimente gratuitamente nosso software para o gerenciamento de leads!