As tendências de marketing 2020 viriam pré-definidas. Mas com o surgimento da Covid-19, algumas outras mudanças foram praticamente impostas.
Muitos especialistas tinham apostas certas para as tendências de marketing 2020. Investimentos em Inteligência Artificial, bastante utilização dos chatbots, estratégias com deepfake, entre outros. Até que a pandemia do coronavírus virou tudo de cabeça para baixo. A primeira consequência observada entre os profissionais do marketing digital foi a modificação de todo o planejamento estratégico prévio.
Lançamentos adiados, cortes de investimentos… o marketing digital vai sobreviver a isso? É possível manter os clientes mesmo deixando tantos planos de lado? Desde que você complete as lacunas de forma correta, sim. Algumas pesquisas de mercado já têm comprovado que os usuários deixam de se engajar com marcas que não respondem bem à crise.
Então, em vez de vender normalmente, é aconselhável que você transmita solidariedade e empatia em primeiro lugar, sozinho ou em parceria com outras empresas. Além disso, mais de 60% dos brasileiros acessam a internet regularmente. No contexto de quarentena esse acesso vai ser prolongado e compreender isso é útil para as últimas tendências de marketing 2020. Interessado em saber mais detalhadamente como reagir a tudo isso? Leia o texto!
Equilíbrio entre conteúdo e vendas
Uma das primeiras novidades a entrar em vigor no mundo do marketing, a respeito da pandemia, foi a valorização do conteúdo, como ocorreu com a mudança das logos das marcas. Essa ação por si só mostrou que uma organização pode ser atenciosa ao disseminar a mensagem do distanciamento social para o combate do vírus.
Além da identidade visual, outras empresas se posicionaram oferecendo “cortesias”, como cursinhos preparatórios para concursos com acesso gratuito temporário e softwares com períodos de teste estendidos. Outras ajudaram os próprios colaboradores nessa transição do modelo de negócios de 2019 para o de agora, inserindo os vendedores no meio digital por meio de links e comissões por vendas.
O padrão de consumo mudou subitamente, ainda como efeito da Covid-19, e isso tem gerado clientes com os novos hábitos. Assim como também existem os mais leais que continuam comprando da forma tradicional. Comunicar-se corretamente com cada um desses leads é uma nova regra que precisa ser considerada como uma das previsões de marketing 2020.
Conquistar snippets
A otimização de conteúdo para alcançar boas posições no Google sempre foram, ou eram pra ser, objetivos do empreendedor que investe no marketing digital. Mas agora que as pessoas estão reclusas em suas moradias, muitas dúvidas têm aparecido no buscador mais popular da web.
Num cenário em que as empregadas domésticas foram dispensadas para evitar mais propagação viral, muitas mulheres que não faziam as tarefas da casa têm recorrido ao Google para sanar várias dúvidas, como “posso congelar o arroz?” ou “restaurante x faz delivery?”.
Analise todas essas possibilidades e se atualize em relação às palavras-chaves que têm potencial. O Google Trends é uma boa ferramenta para isso, além de ser gratuita. Se seu conteúdo virar um snippet, ou seja, for apresentado em um box acima de todos os outros resultados orgânicos, a taxa de cliques (CTR) será acentuadamente maior. E ter uma CTR alta é um destaque de valor entre todas as tendências de marketing deste ano.
Cada região, um tipo de marketing
Mesmo no começo da pandemia, vários estados brasileiros aplicavam suas próprias estratégias e o mesmo está ocorrendo com a reabertura do comércio. Então para cada uma das cidades, há detalhes que precisam ser levados em conta, já que influenciam no marketing.
Verifique os decretos e atualize as informações no Google Meu Negócio. Para os donos de lojas de roupas de São Paulo, por exemplo, é uma boa comunicar pelas redes sociais que os clientes não poderão utilizar o provador. Isso evita decepção de quem chega na loja achando que está tudo normal. No caso de lojas de sapatos, será obrigatório o uso de meias descartáveis.
Enfim, são cuidados que devem ser informados de antemão, sobretudo para quem atende presencialmente. Essa é uma das principais tendências de marketing 2020 que impactam fora do meio digital. Já, caso sua loja virtual atenda a todos os consumidores do país, basta se comprometer com uma embalagem segura e higienizada.
Ajuda dos consumidores
Quando se fala numa marca que, antes da crise, já cultivava um excelente relacionamento com os clientes, envolvendo-os e oferecendo benefícios eventualmente, é viável contar com a ajuda desses mesmos clientes durante a crise. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Relacionamento com o consumidor pode ser via de mão dupla. Para isso, utilize táticas do marketing de conteúdo que priorizem as emoções, como o storytelling, que também continua sendo uma das tendências de transformação digital de 2020.
Houve um caso, por exemplo, de um empresário que publicou nas suas redes sociais que se conseguisse vender 40 refeições por dia não demitiria os funcionários mais antigos. Os seus clientes compreenderam tão prontamente a situação e efetuaram os pedidos, que ele conseguiu até mesmo readmitir os funcionários mais novos que havia dispensado.
Além disso, a partir do momento em que um empreendedor consegue evitar a demissão dos funcionários, ele pode compartilhar a conquista nas redes também. Isso influencia vários outros negócios, criando elos de empatia que certamente serão lembrados depois da recessão.
Tendências de marketing 2020: aprendizados
Com base em tudo isso, sua equipe de marketing deverá estar antenada em pelo menos quatro tendências que surgiram nesse ano:
- o equilíbrio sutil entre produção de conteúdo e anúncios deverá ser respeitado mais do que nunca;
- a busca pela posição 0 do rankeamento do google (snippet) deve ser um objetivo a ser levado muito a sério;
- os negócios de cada cidade brasileira podem voltar a funcionar sob novas regras e isso deverá ser muito bem informado aos clientes;
- eles podem ser uma força facilitadora no meio de todo esse processo das tendências de marketing, desde que você nutra um relacionamento com eles.
Para manter todas as atividades em um bom desempenho, você deve ter uma base de leads bem gerenciada. Então experimente sem custo algum nosso software de gestão de leads!