Por que eu preciso investir em Marketing Digital para crescer meu negócio?

Pleno 2020 e você ainda pensa que somente grandes empresas tiram vantagens do marketing digital? Neste post você vai ver que não é bem assim. 

Segundo levantamento do Google de 2017, 75% dos usuários de smartphone pesquisam o portal online de um estabelecimento antes de se dirigir pessoalmente ao local. Por outro lado, em 2018, 80% das pequenas empresas não investiram em marketing de conteúdo, segundo pesquisa feita pela Clutch, uma grande agência estadunidense.

Em termos básicos, marketing digital é todo tipo de marketing feito para dispositivos eletrônicos. Na década passada, as pessoas entregavam panfletos sobre seu negócio, por exemplo, e acabavam sem saber quem de fato se interessou ou quem jamais compraria. 

Mas as métricas e infinitas ferramentas de rastreamento do marketing digital possibilitam que você filtre perfeitamente quem pode ser seu futuro cliente e quem realmente não deve comprar seu produto.  

Os privilégios de ter um marketing digital robusto 

Levando em conta o salto tecnológico do marketing por panfletos, carros de som e propagandas de rádio até o que presenciamos hoje, estratégias de conteúdo persuasivas e Big Data Marketing. Você possivelmente não tem ideia das inúmeras vantagens do marketing digital. Então vamos lá!

Interação com o cliente

O marketing que comparamos aqui, o que tem ficado para trás, se baseava em anunciar seu produto e não saber o feedback dele. Anos atrás, os empreendedores não sabiam que sensações proporcionavam ao público, a menos que fizessem alguma pesquisa oficial ou se outros meios de comunicação divulgassem esse dado. 

Hoje você divulga seu produto e imediatamente alguém comenta sobre ele. Quando seu produto funciona, naturalmente os internautas compartilham e propagam ainda mais o conteúdo, o verdadeiro marketing grátis de brinde! 

Possibilidade de alcance global

Para fazer um marketing tradicional e físico, você teria que embolsar bastante grana para atingir pessoas de outras nações. Mas na internet, onde o espaço geográfico é abreviado, seu produto pode parar nas mãos de qualquer pessoa! E quando se fala em infoproduto, são poucas as taxas que entram na jogada.

Conhecimento da própria audiência e consequente redução de gastos

Além de lucrar mais, no marketing digital você cria um relacionamento com cada cliente (mesmo de forma automatizada) e para de desperdiçar dinheiro com pessoas que jamais seriam conquistadas pelo seu negócio.

Transparência do negócio

Além do produto em si, a maneira como você expõe seu produto ou serviço também pode conquistar clientes. As pessoas gostam de saber como funciona, o que há por trás e todos os bastidores de um produto que elas amam.

É no marketing digital que você pode explorar tudo isso. Além de gerar transparência em acontecimentos eventuais e mais delicados, como um recall de produtos com defeito.

Estímulo à inovação

A tecnologia é um dos campos mais fluidos do saber humano. Estando dentro desse ambiente, seu negócio pode fazer parte das inovações do ramo. Há pouco tempo, ninguém se importava com aplicativos. Hoje marcas que possuem seu próprio app acabam saindo na frente em vários quesitos.

Mais igualdade no mundo dos negócios

Não importa se aquela página é de uma multimilionária ou de uma lojinha que acabou de abrir. Sabendo conquistar sua audiência, ambos podem ter a mesma popularidade. Essa era do marketing digital é realmente revolucionária no que se refere à igualdade no empreendedorismo! 

Conhecimento sobre os concorrentes (e parceiros também!)

Outro diferencial do marketing digital é a possibilidade de você ter fácil acesso ao negócio do concorrente. Construa sua análise SWOT, faça um benchmarking e aprenda com os microempresários que estão há mais tempo no mercado.

Além disso, encontre outros empreendedores que possuem produtos complementares aos seus. Construindo campanhas de marketing apropriadas e estratégicas, as vendas de ambos podem aumentar muito! 

Como você pretende conquistar seu primeiro cliente?

Quem nunca sentiu um tom de pretensão da pessoa que explica “o melhor marketing é o boca à boca”? Essa premissa pode até ser verdadeira, mas como seu pequeno negócio que começou agora pode se tornar popular? Como exatamente ter o primeiro cliente?

Investir no marketing digital pode resolver esse problema e o melhor, por vários caminhos, exemplos:

  • Otimização para Motores de Busca;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Marketing de Afiliados;
  • E-mail Marketing.

Isso tudo é novo para você? Calma que você vai aprender o necessário para decidir por qual desses caminhos dar seus primeiros passos no marketing digital para a sua microempresa!

Otimizando sites 

A otimização para motores de busca é um conjunto de técnicas, chamadas oficialmente de SEO (Search Engine Optimization), que trabalham segundo as normas do algoritmo do Google, para colocar determinada página nos primeiros lugares da pesquisa. Seu objetivo é aparecer nos primeiros lugares, certo?

Então você pode investir em funcionalidades no seu site, assim como em tudo o que é publicado lá de conteúdo, seja texto ou imagem. Esses elementos têm o poder de colocar sua página em uma posição relevante a partir de uma simples pesquisa na web.

Marketing de Conteúdo

Trata-se de uma maneira de engajar o público. Não adianta produzir conteúdo sem rumo, é preciso ter um estudo de como analisar a sua audiência e publicar algo que seja o que seus futuros clientes querem e, ao mesmo tempo, compatível com os valores da sua marca. 

Marketing de Afiliados

É um tipo de marketing em que você, como dono de um negócio, pode criar um livro digital ou um curso online e disponibilizar em uma plataforma. Nela, várias pessoas podem divulgar o link desse seu produto, vendê-lo e ganhar uma porcentagem sobre ele. Assim todos ganham e sempre há afiliados motivados a vender.

E-mail Marketing

É uma simples comunicação por e-mail. Mas não subestime, o e-mail pode vir recheado de conteúdo e promoções. Um marketing digital completo é o que considera também o e-mail como canal de comunicação, já que todos o possuem e até levam-no um pouco mais a sério do que as redes sociais.

Para finalizar, teste agora gratuitamente nossa plataforma para gerenciar leads no marketing digital!